Equipe Multidiciplinar para Tratamentos de Transtornos Alimentares

Nutrição

 

O padrão alimentar de cada pessoa pode variar em função de diversos fatores, no entanto muitas vezes hábitos errôneos e mais arraigados podem interferir  negativamente na saúde e no comportamento do indivíduo.

 

O papel do nutricionista, junto à equipe multidisciplinar, nos quadros de transtornos alimentares, é de fundamental importância para a melhora do quadro do paciente assistido, atuando justamente no comportamento adquirido anteriormente.

 

A partir do momento em que o diagnóstico é feito pelo médico da equipe, inicia-se um tratamento integrado para que a evolução do quadro seja a melhor e mais breve possível.

 

O acompanhamento nutricional passa por algumas etapas, pois existe a necessidade do entendimento do início da patologia. Quais são os comportamentos envolvidos na refeição e quais são os sentimentos por trás deste comportamento. O risco de vida deve ser descartado e então o tratamento avança com todos os envolvidos, além da paciente, a equipe e sempre que possível os familiares mais próximos.

 

O ato de alimentar-se, muitas vezes não é simplesmente comer a comida à sua frente, mas sim toda a simbologia por trás desta refeição. Engana-se quem imagina que nos transtornos alimentares a refeição é um ato tranquilo, sem culpa e sem preocupação. É sim um momento de muita angústia, muito medo e muitos receios, acompanhados de dúvidas, mitos e vícios alimentares. Sendo assim, todas essas questões são acolhidas e redimensionadas dentro do tempo e da realidade de cada pessoa.

Top
Faça Contato
Grupo de Apoio

Gostar-se | Grupo de Apoio

 
E-mail

contato@gostar-se.com.br