Equipe Multidiciplinar para Tratamentos de Transtornos Alimentares

Introdução

Os transtornos alimentares constituem um importante grupo de distúrbios caracterizados por alterações persistentes no comportamento alimentar. Tais alterações resultam muitas vezes em variações anormais do peso corporal decorrentes de mudanças na qualidade e/ou quantidade dos alimentos ingeridos, levando a prejuízos significativos na saúde física e funcionamento psicossocial dos indivíduos acometidos por essas condições.

 

Embora possam ter início em qualquer fase da vida, é na adolescência que se encontra a maioria dos casos. Nessa fase da vida, a insegurança relacionada às mudanças físicas, psicológicas e sociais pode se traduzir em preocupações exageradas com o corpo, já que a aparência desperta nos grupos sociais sentimentos de aceitação e/ou rejeição.

 

O conceito de beleza é inerente ao ser humano. Portanto, desejar ter uma imagem bonita é aceitável e produz prazer aos sentidos, favorecendo que nos aproximemos do que percebemos como belo. Porém, um fenômeno bastante atual tem sido a tendência à exposição excessiva do corpo com uma frequência não vista noutros momentos históricos, facilitada pela mídia que nos proporciona ilusões através das imagens, levando as pessoas a se compararem com modelos padronizados e idealizados de corpo, o qual se mostra magro, longilíneo e jovem invariavelmente, e incentivada pelo hábito das “selfies” que potencializa o interesse pela imagem corporal.

 

Esses excessos acabam funcionando como disparadores para algumas doenças, cuja evolução também pode ser agravada à luz desses padrões de beleza impostos pela cultura.

 

Top
Faça Contato
Grupo de Apoio

Gostar-se | Grupo de Apoio

 
E-mail

contato@gostar-se.com.br